Como escolher a melhor localização para o seu Restaurante ?
Segundo a Abrasel, 35% dos emprendimentos gastronômicos ( restaurantes, cafeterias, bares, etc ) encerram as atividades antes de completar um ano por estarem numa má localizacao.
Como podemos minimizar a taxa de insucesso do seu Negócio escolhendo um bom Ponto Comercial ?
Para evitar o fechamento de restaurantes devido a má localização, é necessário fazer uma análise criteriosa do local e abaixo estão algumas sugestões:
- Antes de abrir um restaurante, faça uma pesquisa sobre a região em que você está planejando se estabelecer. Analise a concorrência, o perfil das pessoas que circulam na entorno, as tendências alimentares e os hábitos de consumo da região.
- Verifique se o local escolhido tem um fluxo constante de pedestres e veículos, empresas, verticalidade, pois isso aumentará as chances de visibilidade e atração de clientes.
- Verifique se o local tem acesso a serviços essenciais, como água, energia e saneamento básico, e se há problemas de segurança que possam afetar a operação do seu negócio.
- Se o seu restaurante é de destino, ou seja, atrai clientes de outras áreas além da localidade, é necessário pensar em um local que possa ser facilmente acessado pelos clientes de outras áreas. Considere a proximidade com museus, teatros, aeroportos, hotéis, centros de convenções, atrações turísticas, metro e bairros badalados.
Ter outros restaurante na regiao é negativo na escolha do ponto comercial ?
- Se há muitos restaurantes semelhantes na região, a competição pode ser intensa, o que pode dificultar a atração de clientes e reduzir as margens de lucro. Por outro lado, se o seu restaurante oferece algo único ou diferente da concorrência, a presença de outros restaurantes pode aumentar o tráfego de clientes na área e ajudar a atrair ainda mais clientes para a região.
- Se a presença de outros restaurantes na região atrai clientes com o perfil que você busca, isso pode ser uma vantagem para o seu negócio. Por exemplo, se a área é conhecida por sua cena gastronômica diversificada, isso pode atrair clientes que estão dispostos a experimentar novos sabores e conceitos de restaurante.
- A presença de outros restaurantes pode levar a um aumento no custo do aluguel do espaço, especialmente se a região for considerada um destino gastronômico popular. Isso pode afetar a rentabilidade do seu negócio.
- A presença de outros restaurantes pode significar que a região tem uma infraestrutura sólida, com boas opções de transporte público, estacionamentos e acesso a serviços públicos. Isso pode ser vantajoso para o seu negócio e para a experiência do cliente.
Além disso, se o seu restaurante estiver exatamento no”burburinho“, pode atrair clientes que estão passando no local e isso pode ser uma vantagem. Por outro lado, se a concorrência estiver concentrada em uma área específica, e você estiver próximo, porém no entorno, pode ser difícil atrair clientes para uma área diferente.
Seguindo essas dicas, você aumentará as chances de escolher um local adequado para o seu restaurante e minimizará os riscos de fechamento prematuro.
Empreenda com responsabilidade e faça um bom negócio !