Empreender no Mercado Gastronômico

Uma dúvida recorrente para muitas pessoas que desejam empreender na área da gastronomia é essa que usamos como título deste artigo:

O mercado de alimentação e bebidas mudou muito depois da pandemia, entretanto, continua sendo muito atrativo para quem deseja empreender ou mesmo diversificar seus investimentos e uma forma de você correr menos risco, é investir num negócio que já esteja em funcionamento, que tenha passado pelo período de maturação e teste e que, se possível, tenha condições de aumento no faturamento e na  margem de lucro.

Os dados mais recentes do mercado 

O setor de alimentação e bebidas no Brasil apresentou um desempenho importante neste ano de 2023 e segundo alguns dos principais operadores associados a FoodBizBrasil, houve um aumento de 6,3% no faturamento nominal em comparação com o mesmo período em 2022 e se compararmos ao período pré-pandemia em 2019, houve um crescimento de 26,6%, demonstrando uma forte resiliência do setor. 

Essa é uma notícia muito boa para o setor, pois indica uma retomada gradual após os desafios enfrentados na pandemia.  

Por que Comprar um Restaurante em funcionamento é um bom Negócio?

Começar uma operação do zero certamente é a forma mais difícil de empreender no setor. Por mais experiência que tenha, vai requerer muito estudo sobre o mercado tais como as tendências do mercado, o gênero de gastronomia, o público alvo, escolha de fonecedores, como controlar as finanças, o marketing, entre outros.

Agora, pense na hipótese de você encontrar um bom restaurante em funcionamento e puder analisar com tempo e cuidado, as finanças e tudo o que envolve esse negócio, o quanto de economia de tempo e dinheiro você pode ter?

Parece óbvio, mas entrar num negócio sem ter que angariar clientes e fornecedores vai te proporcionar um salto de pelo menos 6 meses de trabalho. Além disso, quem garante que a sua operação vai ser um sucesso. Eu sei, ninguém entra num negócio achando que vai dar errado, mas já vi muitos negócios bons darem errado. Então, comprar um negócio em funcionamento pode te proporcionar retorno do investimento logo no primeiro mês. Pense nisso!!

Eu quero comprar um Restaurante, por onde começar?

Para além dos ítens que citei acima, existem outros pontos de atenção que devem ser levados em conta na hora de investir na compra de um restaurante em funcionamento.

A resposta vamos descrever abaixo, através das dicas que preparamos para você.

Vamos lá!

  • Aconselhamos nossos clientes a visitarem o negócio que desejam comprar, mas agindo com discrição, sem perguntas aos funcionários e vizinhos. A notícia da venda de um negócio pode não ter chegado ao conhecimento das pessoas e essa informação pode desestabilizar o negócio, gerando insegurança e medo da perda do emprego nos funcionários.

Seja um “cliente oculto”, visite o restaurante em dias e horários diferentes para ter uma visão ampla e crítica do negócio. Veja se existe um fluxo de pessoas na região que frequenta restaurantes ou se é público de destino, se demandam estacionamentos, se é uma área comercial ou residencial, se existem muitos concorrentes no local.

Observe também as referências do restaurante no google, tripadvisor, redes sociais, etc. Lembre que a reputação é importante no sucesso do negócio. Saiba que você está ali para analisar o movimento do negócio, a clientela e a dinâmica do estabelecimento.

Em segundo plano, analise a comida, o atendimento e a decoração, mas lembre-se que você não é o cliente e o que é bom para você nem sempre será bom para o cliente. Um restaurante tem aquele faturamento porque trabalha daquela forma e qualquer mudança deve ser muito bem avaliada, sob pena de afetar o movimento da casa.

  • Muitos desejam saber o motivo da venda do restaurante. Fazer essa pergunta de forma direta nem sempre é uma boa atitude, visto que você poderá ouvir qualquer desculpa, que poderá ser verdadeira ou não.  Buscar entender o verdadeiro motivo da venda da empresa é um desafio, mas que acaba aparecendo na medida que avançamos na análise do negócio. Ter um restaurante não é uma tarefa fácil, gerir funcionários é cada vez mais, um desafio e a concorrência neste mercado, é cada vez maior e muitos empresários que cresceram neste mercado não fazem sucessores. É muito comum encontrar pessoas desgastadas quem vendem casas com excelente faturamento e lucrativas.  Por isso, ter profissionais sérios, que avaliem a empresa é muito importante antes de dar o passo para compra.
  • Exija os demonstrativos financeiros do último ano, analise os números e se possível solicite demonstrativos bancários, extrato de máquinas de cartão, sistemas de gestão, solicite informações com o contador da empresa . Lembre-se que o papel aceita qualquer número.
  • Verifique eventuais pendências tais como dívidas com impostos, fornecedores, companhia de luz e água, empréstimos, processos trabalhistas ou alguma outra coisa que deva ser de conhecimento do novo proprietáio. Muitas vezes, pendências podem não comprometer a saúde do negócio, mas devem ser quitadas ou tranferidas no momento da concretização da venda.
  • Tenha certeza de possuir capital de giro inicial para cobrir a operação do restauante e se possível, uma reserva para eventualidades. Isso faz toda a diferença na saúde do seu negócio.
  • Solicite alvarás de funcionamento e check sua validade.
  • Tenha atenção especial ao contrato de aluguel, não desembolse nenhum tipo de recurso financeiro sem antes verificar as condições do novo contrato. São elas o valor, o tempo de contrato e as garantias locatícias.
  • Faça um estudo sobre os equipamentos, móveis e enxoval. Saiba a exata condição do que está comprando.
  • Tenha cuidado com armadilhas do mercado. Procure empresas ou profissionais idôneos e conhecidos no mercado. Tenha especial atenção às ofertas milagrosas e irresistíveis, que parecem ter caído como uma luva no seu projeto. Desconfie e questione sempre.

Procure um dos nossos consultores.

comprar negócios de alimentação e bebidas

Após a compra de um Restaurante em funcionamento

  • Pode ser acordado com o antigo proprietário um compromisso de acompanhamento com a nova operação, de forma que todos os processos sejam transmitidos aos novos proprietários. Solicite ajuda na transição e na comunicação com os funcionários.
  • Na medida do possível, mantenha a operação na mesma condição que comprou, não mude a identidade, produtos e atendimento, evite eventuais  resistências. Lembre-se  que se o restaurante já for consolidado no mercado, a forma de trabalho pode fazer a diferença no resultado do negócio. Por isso não recomendamos mudanças antes de conhecer bem o negócio, a medida que for se aprofundando no conhecimento da clientela e suas demandas, implemente as mudanças que não envolvam perdas substânciais.
  • O capital humano da empresa é muito importante e em algumas operações fazem mesmo a diferença. É importante preservar um bom  ambiente de trabalho. Promova momentos de integração, converse, crie afinidade com a equipe que trabalhará para você e tente transmitir uma mensagem positiva de forma que nada mude no tratamento dos clientes.
  • Mesmo comprando um restaurante em funcionamento, certas mudanças podem ser implementadas, especialmente as que não envolvam diretamente o cliente e funcionários. Por exemplo, gestão por sistemas e softwares para otimizar o tempo e garantir assertividade aos dados, marketing digital, usar opções de divulgação e delivery, participar de eventos, entre outros.
  • Estimular clientes a registrarem recomendações e seguirem suas redes sociais. Esse feedback pode trazer uma visão mais aprofundada do seu trabalho do ponto de vista do seu cliente.

Conclusão

Para encontrar o melhor restaurante para o seu perfil, faça uma busca no site da  MR CONSULTORIA E NEGÓCIOS DE ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS  que tem uma ampla carteira de negócios, não esquecendo das nossas dicas para compra de um negócio de alimentação e bebidas.

Procure um dos nossos consultores.

Bons Negócios!!